OS 4C'S DO DIAMANTE

Mais que um investimento, um diamante representa uma expressão de afeto e amor e a sua compra deve ser uma experiência segura e agradável.

Pensando nisso o GIA (Gemological Institute of America) desenvolveu um padrão de classificação de diamantes que é o mais aceito em todo mundo e que mudou a forma como diamantes são comercializados.

Este sistema, conhecido como "Os 4 Cs" se baseia na classificação dos diamantes com referência as suas 4 características básicas, que são:

Carat ( o peso em quilates)

Color ( sua cor)

Clarity ( seu grau de pureza)

Cut ( o seu corte)

Conhecendo os 4 Cs, você pode fazer uma compra segura, baseada em informações precisas e pode com mais facilidade comparar diamantes oferecidos por vários fornecedores.



CUT


LAPIDAÇÃO


O corte de um diamante se refere à qualidade das minúsculas superfícies ou facetas. Um diamante bem lapidado reflete a luz internamente de uma faceta semelhante a um espelho para outra e a dispersa pelo topo da gema. As facetas, conhecidas como a coroa, culaça, mesa, cintura e pavilhão, são organizadas com proporções matemáticas precisas para maximizar o fogo, vida e brilho de um diamante. O corte, o único elemento dos 4Cs influenciado pela mão humana, é frequentemente considerado o mais importante. Um diamante que tenha sido bem lapidado pode receber uma qualidade ou valor maior do que um que seja maior ou de uma cor melhor.

COLOR


COR DO DIAMANTE


Diamantes brancos ou incolores realmente ocorrem em uma variedade de tons - de verdadeiramente incolor a quase branco. Eles são classificados em uma escala de cores de D (incolor) a Z. As diferenças entre um gradiente e outro são muito sutis, portanto a classificação é feita sob iluminação controlada, usando um conjunto de amostras de diamante mestre para comparação e precisão. Os diamantes naturais também ocorrem em tons de azul, verde, amarelo-laranja, rosa, vermelho e até preto. Conhecidas como 'fantasias coloridas' (FANCY COLOR), essas gemas são extremamente raras e valiosas. Eles são classificados de acordo com a intensidade de sua cor.

CLARITY


PUREZA DO DIAMANTE DE ACORDO COM SUAS INCLUSÕES


Clareza refere-se a quantas 'inclusões' existem em um diamante. Essas inclusões são características que ocorrem naturalmente - partículas de minerais, carbono não-cristalizado, pequenas fraturas - formadas nas profundezas do diamante quando ele foi criado. Embora usualmente invisíveis a olho nu, eles podem influenciar a forma como a luz é refletida e refratada. Um especialista NANDOVA examinará um diamante com uma ampliação de 10x antes de atribuir um grau de clareza de F (Impecável) a I (Incluído). O grau também pode indicar se a inclusão está perto do centro da pedra ou ao longo de sua cintura, ou borda externa.

CARAT


PESO EM QUILATES


O quilate é uma medida de peso, não de tamanho. Um quilate é igual a 200 miligramas. O termo é derivado da palavra "alfarroba". Sementes de alfarroba foram usadas como referência para o peso dos diamantes no mundo antigo. Porque os diamantes maiores são raros, eles são mais valiosos do que o peso equivalente em vários diamantes menores. Um diamante de um quilate geralmente custará mais do que dois diamantes de meio quilate, assumindo que todas as outras qualidades sejam iguais.

 
WhatsApp chat